17 jun 2011
Unimed terá que autorizar tratamento domiciliar a paciente

O TJ de Minas Gerais confirmou decisão da 1ª Vara Cível e de Infância e Juventude de João Monlevade (MG) que concedeu a uma dona de casa o direito de receber atendimento médico (home-care) em sua residência, a ser custeado pela Unimed João Monlevade Cooperativa de Trabalho Médico Ltda.

"Evidente o receio de dano irreparável ou de difícil reparação, uma vez que o estado de saúde da agravada, já em idade avançada, é gravíssimo, como ela comprovou por meio de laudos e fotos. Além disso, a agravante não demonstra o suposto custo adicional do tratamento domiciliar", considerou o relator, desembargador Rogério Medeiros, da 14ª Câmara Cível, ao confirmar antecipação de tutela.

A paciente é cliente do plano há mais de quatorze anos e foi diagnosticada com esclerose lateral amiotrófica e com a chamada Doença de Pick. Ambas são doenças neurodegenerativas progressivas.  

A autora estaria com dificuldade para engolir, falar e realizar movimentos delicados, precisos ou rápidos, 
ficando restrita ao leito e se alimentando por meio de sonda e respirando por aparelhos. 

Ela recebeu recomendação médica para ser tratada em casa, já que essa opção teria o mesmo custo para a Unimed do que em ambiente hospitalar, mas seria mais confortante para a doente e reduziria o risco de infecção. 

A empresa Unimed alega que o contrato prevê a exclusão de cobertura para "consultas e atendimentos domiciliares, mesmo em caráter de emergência" e que a saúde é dever do Estado, cabendo ao US fornecer "home care" à enferma. 

Para o tribunal mineiro, porém, a quebra da cláusula contratual se justifica pela garantia constitucional de saúde, direito à vida e dignidade. 

Em nome da autora atua a advogada Veneranda Gabriela Rodrigues Vicentini. (Proc. nº. 0738047-19.2010.8.13.0000 – com informações do TJ-MG


Biblioteca Digital Mundial pelo site www.wdl.org com acesso gratuito.

Fonte: Espaço Vital



« voltar


ASSOCIAÇÃO REGIONAL ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA - ARELA-RS

Av. Ipiranga, 5311 Sala 207 Bairro Jardim Botânico - Prédio AMRIGS
Cep 90610-001 Porto Alegre, RS
Fone: (51) 99614-1469 (Vivo/Whatsapp)

       

i94.Co™