História da ARELA-RS

A Associação Regional de Esclerose Lateral Amiotrófica (ARELA-RS) existe para ajudar pacientes, familiares, cuidadores e profissionais envolvidos com esclerose lateral amiotrófica – ELA, no Rio Grande do Sul, teve início em julho de 2005, durante o Simpósio da Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica (ABrELA). Nesse momento amadureceu a ideia da criação de uma entidade gaúcha, vindo a se cristalizar a ARELA-RS. Sendo assim, a ARELA-RS foi fundada oficialmente em 30 de outubro de 2005, na cidade de Gramado. Em fevereiro de 2008 a ARELA-RS constituiu seu CNPJ.

Os fundadores e membros da primeira diretoria são Celso Pudwell, Daniela Alves e Rodrigo Bolzani, familiares de pacientes com a doença, e os neurologistas Francisco Tellechea Rotta e Carlo Domenico Marrone, além da Terapeuta Ocupacional Giane Marrone.

O cadastramento é gratuito e a associação presta atendimento em sua sede ao paciente, familiar e profissional da área da saúde, através de orientações e informações úteis pertinentes à doença, da doação de materiais hospitalares, materiais informativos, e também a consultoria de profissionais que podem conversar e esclarecer dúvidas.

Realizamos uma vez ao ano um Simpósio Regional direcionado para pacientes, familiares e profissionais da área da saúde. Além de realizarmos eventualmente, oficinas, cursos e palestras no Rio Grande do Sul.

Estamos sempre divulgando a doença e seu tratamento na mídia, impressos e eventos.

Acreditamos que “A ELA é incurável, porém não é intratável.”

Missão

A Associação Regional de Esclerose Lateral Amiotrófica (ARELA) tem como missão integrar, assistir, orientar, informar e apoiar de forma gratuita, no Estado do Rio Grande do Sul, portadores de doenças do Neurônio Motor (DNM), como Esclerose Lateral Amiotrófica (E.L.A), de modo a contribuir para a melhoria da qualidade de vida desses pacientes, suas famílias e cuidadores.

Visão

A visão da ARELA-RS é ser referência regional no apoio e orientação a portadores de esclerose lateral amiotrófica e doenças do neurônio motor, seus familiares e cuidadores; atuando na área da saúde e educação para a saúde, orientando sobre os direitos dos cidadãos relativos à saúde e qualidade de vida.

Valores

Seus valores são a ética, equidade, solidariedade, respeito e integridade. 

É com muita alegria e satisfação que a Associação Regional de Esclerose Lateral Amiotrófica – ARELA-RS informa sobre sua sede e canais de contato que se tornaram concretos através de muita dedicação e esforço por parte da direção, associados, portadores, familiares de portadores, amigos e voluntários.

Fone: (51) 3014-2070 / (51) 996141469
Endereço: Avenida Ipiranga 5311, sala 207 - Jardim Botânico - Prédio da AMRIGS
CEP 90610-001 Porto Alegre – RS



ASSOCIAÇÃO REGIONAL ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA - ARELA-RS

Av. Ipiranga, 5311 Sala 207 Bairro Jardim Botânico - Prédio AMRIGS
Cep 90610-001 Porto Alegre, RS
Fone: (51) 99614-1469 (Vivo/Whatsapp)

       

i94.Co™