Causas e Sintomas

Causas da ELA

O que causa a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)?

Até o momento, não se conhece a causa específica desta doença. Existe sim, a possibilidade de causas multifatoriais onde estariam envolvidos um componente genético, a idade e algumas substâncias do meio ambiente. Mas, a princípio, não se conhece nenhum fator que predisponha à ELA, nem como é possível prevenir o desenvolvimento da doença.

Quais são os pontos necessários para o estudo clínico da doença?

No caso de ELA, o diagnóstico precoce e o tratamento.

Existe algum tipo de diagnóstico precoce que oriente os médicos quando do ínicio da doença?

Não. Esse é o principal motivo pelo qual a ELA quase sempre não é diagnosticada em sua fase inicial. Por outro lado, a Ciência busca tal "marcador" (que funcione como uma "pista" para o médico, dizendo se a pessoa pode ou não vir a desenvolver ELA), pois sabe que o ideal para combater a doença é iniciar o tratamento antes do primeiro neurônio morto.

Quanto tempo, em média, leva para se fazer um diagnóstico correto da doença?

Em média o paciente pode levar de 10 a 11 meses, do primeiro sintoma à confirmação do diagnóstico. Pode ser avaliado por diversos medicos de varias especialidades, entre eles ortopedistas por atrofias em músculos do corpo, como nos das mãos, por otorrinolaringologistas devido a dificuldade de falar ou engolir. Muitas vezes pode passar por 4 ou mais médicos até se fazer o diagnóstico, geralmente por neurologistas.

Sintomas da ELA

Qual é o primeiro sintoma que caracteriza a ELA?

A fraqueza muscular.

O que esse sintoma desencadeia?

Essa fraqueza muscular é progressiva, seguida da deterioração dos músculos, começando nas extremidades, usualmente assimétrica. Dentro do corpo, as células nervosas e os nervos envolvidos degeneram, deixando o paciente cada vez mais limitado.

Existem outros sintomas que acompanham a fraqueza?

Sim. São eles: fasciculação (tremor do músculo), reflexos exaltados, atrofia, espasticidade (rigidez muscular) e cãibras.

Como a ELA começa a se manifestar?

A perda de força inicia um pouco mais frequentemente pelos membros superiores do que pelos membros inferiores. Mais raramente, inicia pelos músculos da fala e deglutição.

Existe uma forma mais agressiva de ELA?

Sim, quando ocorre a paralisia bulbar progressiva (atinge a língua e a glote). Com isso, o paciente deixa de mastigar e falar, passando a diminuir rapidamente de peso.

Quais são os fatores de risco para alguém desenvolver ELA?

Os fatores de risco, com efeito cumulativo (quanto mais características, maior a probabilidade) são: pertencer ao sexo masculino, desempenhar atividade física intensa, ter sofrido algum tipo de trauma mecânico, ter sido vítima de choque elétrico.


ASSOCIAÇÃO REGIONAL ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA - ARELA-RS

Av. Ipiranga, 5311 Sala 207 Bairro Jardim Botânico - Prédio AMRIGS
Cep 90610-001 Porto Alegre, RS
Fone: (51) 99614-1469 (Vivo/Whatsapp)

       

i94.Co™