As atividades da ARELA-RS de 2025 foram encerradas com o tradicional Encontro de Pacientes, Familiares e Profissionais do Rio Grande do Sul, de forma on-line, na tarde de sábado, 20 de dezembro.
A conversa foi com o Dr. Marco Antônio Chieia, neurologista, chefe do Ambulatório de Doenças Neuromusculares da UNIFESP e vice-presidente da Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica (ABrELA). A psicóloga e vice-presidente da ARELA-RS, Andréa S. de Araújo, conduziu o encontro.
Os participantes questionaram o Dr. Marco Antônio sobre novos tratamentos, medicamentos mais indicados para pacientes de ELA, fisioterapia, sono, alimentação, entre outras alternativas para conter o avanço dos sintomas e ao bem-estar das pessoas acometidas pela doença. A fisioterapeuta e presidente da ARELA-RS, Leila Ortiz, também respondeu pontos importantes no tratamento possível da ELA.
Gratidão foi a palavra final de Leila e Andréa, representando a equipe da ARELA-RS, aos participantes, pela importante contribuição do Dr. Marco Antônio, pelo apoio dos parceiros e voluntários ao longo de 2025. Também falaram sobre esperança e o valor da união, que torna todos mais fortes.